sábado, 1 de dezembro de 2012

Minotouro revela ter ganho '10 mil' por quilo para emagrecer antes de luta

Sensei SporTV exibe reportagem especial sobre a polêmica prática de perder peso entre lutadores no programa inédito deste sábado, 1 de dezembro

>> Siga o Site no Twitter: @DentrodoRingue
>> Siga o Site no Facebook.com/DentrodoRingue

Perder bastante peso em um curto espaço de tempo é algo comum para a maioria dos lutadores. Polêmica, a prática levanta diferentes análises sobre os efeitos que pode causar na saúde. Para o meio-pesado do UFC Rogério Minotouro, no entanto, ela já foi sinônimo de dinheiro. Em entrevista especial sobre o tema ao"Sensei SporTV", o baiano revelou que, em 2003, embolsou uma grana só para emagrecer a tempo de uma luta do extinto Pride.

O combate era contra Kazushi Sakuraba, lenda do MMA japonês. Na época, Minotouro, uma das estrelas do evento, atuava na divisão dos pesados e acabou sendo obrigado a enfrentar Sakuraba entre os médios. Curiosamente, acabou vencendo a luta por decisão unânime dos juízes, em Saitama, no Japão.

Rogério Minotouro já ficou "rico" perdendo peso
(Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)

- Cheguei lá com 103 kg e tinha que bater 93. Tinha que perder dez quilos em quatro dias. O cara me deu um casaco, me botou na bicicleta e na balança e eu ficava me pesando todo o dia. Chegou um dia que não dava mais para perder. Faltavam quatro quilos e o cara falou assim: você vai ganhar 10 mil por quilo. Aí pensei, vou perder esse peso, e no outro dia bati 93 quilos. Ganhei mais dinheiro na pesagem do que na luta - conta o lutador, que acredita ter vencido na garra.

- Em cinco minutos eu estava morto, levei no coração a luta. Acho que os caras fizeram aquilo para armar e eu perder - brinca.

Adversário de Rashad Evans no UFC 156 (em fevereiro, em Las Vegas, EUA), Minotouro é um dos entrevistados da reportagem especial do Sensei que vai ao ar neste sábado, dia 1, às 00h (de Brasília), logo após o SporTV News edição da noite. O tema é justamente a polêmica perda de peso excessiva enfrentada por diferentes lutadores, e o programa traça uma análise da prática pela ótica de especialistas, como farmacêuticos e prepadores físicos, além dos próprios atletas.

Considerada o maior "adversário" dos atletas de artes marciais, perder peso é a forma encontrada por lutadores para adequar-se à medida exigida por cada categoria. Por outro lado, é uma tática que possibilita um ganho alto de massa logo após a pesagem. Muitos lutadores reconhecem o fato de lutarem até 10kg acima do peso máxima de suas categorias, o que significa vantagem sobre o oponente.

Muitos especialistas, porém, alertam para os riscos à saúde do atleta, já que a perda dos quilos se dá basicamente pela desidratação. Um dos entrevistados, porém, o preparador físico André Benkei, é favorável à eliminação compulsória de líquidos.




Fonte:SporTV

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More